Acerca de

​
Dança Movimento Terapia (DMT) é o uso terapêutico do movimento e da dança para aprofundar a integração individual a nível físico, cognitivo e emocional. A mente, o corpo, o estado emocional e as relações são, simultaneamente, os meios de avaliação e o modo de intervenção em DMT .
DANÇA MOVIMENTO TERAPIA
A DMT integra-se no campo das Terapias Expressivas, a par da Música Terapia, da Drama Terapia e da Arte Terapia. Esta área desenvolveu-se a partir da Segunda Guerra Mundial, como tentativa de dar resposta às experiências traumáticas de pacientes internados em hospitais psiquiátricos. Isto coincidiu com o aparecimento das Terapias de Grupo, da Dança Moderna e da Psicanálise, das quais resultaram novas ideias sobre a relação corpo-mente.
​
Desde então, a DMT criou o seu percurso, com teorias e práticas específicas baseadas na observação e investigação científica, tendo por base as ferramentas de análise de movimento. Estudos científicos recentes (Stern, 2004, Gallese, 2001, Porges, 2009) vieram enriquecer o enquadramento teórico da DMT, justificando a validade da relação terapêutica baseada na dança-movimento, na medida em que esta promove processos multimodais e criativos que facilitam mudança e crescimento.
-
Promover a expressão pessoal e autoconhecimento
-
Proporcionar a identificação de padrões pessoais de movimento enquadrados numa história de vida
-
Ampliar o perfil pessoal de movimento em articulação com padrões emocionais e relacionais
-
Acompanhar processos de crescimento pessoal
-
Facilitar a tomada de consciência dos processos sensório-motores inconscientes
​

As sessões de DMT podem ser individuais ou de grupo.

Pode realizar-se em contextos públicos ou privados variados, nomeadamente: clínicas, hospitais, instituições sociais e educativas.


Usando a dança ou movimento, a/o terapeuta apoia os clientes na exploração do material emocional que estes trazem ou revelam na sessão. A/o terapeuta interage de modo a facilitar o reconhecimento e vivência de sensações, emoções, sentimentos e pensamentos, em articulação com gestos, posturas, ritmos e padrões de movimento.
Procura-se, sempre que possível, a integração das expressões não verbal e verbal. A DMT é um processo experiencial que valoriza a relação no momento presente.
A DMT opera a vários níveis e usa vários meios para facilitar a auto-expressão e processos de transformação e crescimento pessoal. A/o terapeuta apoia as/os clientes a fazer sentido de metáforas e imagens que surjam nas sessões, usando por exemplo, som, artes plásticas e formas lúdicas de interação em conjunto ou complemento do movimento.
Crianças, adolescentes, adultos, idosos
​
-
Perturbações do neurodesenvolvimento (deficiência cognitivo, autismo, défice de atenção, hiperatividade, etc.)
-
Perturbações de ansiedade (ansiedade generalizada, agorafobia, ansiedade social, etc.)
-
Perturbações de humor (depressão, doença bipolar)
-
Perturbações do espectro da esquizofrenia e outras perturbações psicóticas
-
Perturbação obsessivo compulsiva
-
Perturbação de stress pós traumático
-
Perturbações somatoformes
-
Perturbações neurocognitivas (demência alzheimer, demência corpos de lewy, parkinson, etc.)
-
Perturbações alimentares (anorexia, bulimia, binge, etc)